Montadoras japonesas perdem 500 mil veículos por causa do terremoto


O Japão deixou de produzir cerca de 500 mil unidades no último mês pelas paralisações das montadoras devido ao terremoto e ao tsunami que atingiram a região nordeste do país.

Desde o dia 11 de março, quando o desastre natural assolou o Japão, as montadoras Toyota, Honda, Nissan, Suzuki, Mazda, Subaru e Mitsubishi suspenderam a produção total de veículos.

Algumas plantas continuam com as operações suspensas, enquanto outras estão com as produções parciais devido à falta de peças e componentes no estoque.

A Toyota lidera o grupo, com um volume perdido de 260 mil unidades em suas 18 fábricas no país. Apenas duas das plantas foram reabertas e a montadora pretende colocar as outras para funcionar somente no fim do mês.

Já a Honda perdeu 58 mil veículos em duas fábricas no Japão. A rotina foi retomada nesta semana, mas com produção limitada.

A Nissan, que reabriu suas cinco fábricas, deixou de produzir 55 mil veículos. Porém, segundo o site Autonews, a montadora não forneceu o número exato de perdas por conta da falta de peças.

A Suzuki teve um prejuízo de 59 mil unidades até o dia 9 de abril. Já a Mazda deixou de fabricar 43 mil automóveis, enquanto a Subaru perdeu 29 mil. Por fim, a Mitsubishi, uma das primeiras a retomar a produção em suas três plantas, deixou de fabricar 26 mil unidades no último mês.

0 Comentários:

Postar um comentário